Há 32 anos, como filho de pro- dutor rural, vivo e sou teste- munha dos muitos problemas
e também das vitórias conquistadas pelos agricultores que trabalham no perímetro irrigado do Jaíba. Cada desafio e cada conquista exigiram, de cada um de nós, muito trabalho. Por isso, não é à toa que o Projeto Jaíba se des- taca no Brasil e no mundo pela qualida- de dos produtos que daqui saem para atender as demandas de consumo de milhões de pessoas.
Em 2021 assumi a presidência do Conselho de Administração num mo- mento muito difícil para o país e para o mundo, diante dos problemas cau- sados pela pandemia da Covid-19. Nós, produtores rurais, mesmo diante da possibilidade de contrairmos a do- ença, mantivemos nossas atividades enquanto outros setores da economia praticamente pararam.
Nós não podíamos cruzar os braços porque, temos enraizado o compro- misso de garantir o alimento de cada dia às pessoas das mais diferentes classes econômicas e sociais.
Agora, em 2022, estamos con- seguindo vencer a pandemia da co- vid-19, mas como agricultores temos muitos desafios a enfrentar: melho- ria das condições de tráfego por nos- sas estradas; necessidade de reduzir- mos os custos de produção agrícola; agilização dos processos de titulação de terras; transferência de lotes e a isenção de dívidas antigas com o Go- verno do Estado e com a Codevasf.
Como cada um de nós conhecemos com profundidade a realidade do Pro- jeto Jaíba, sabemos que esses desafios não se resolvem de um dia para o outro. À frente da presidência do Conselho de Administração e com a responsabilidade de representar todos os nossos associados, já realizamos várias reuniões com o Governo do Estado e com a Codevasf. As perspectivas de encontrarmos soluções são positivas, mas para conseguirmos vencer as batalhas, precisamos fortale- cer a nossa união e o trabalho conjunto. Como diz o ditado: “uma andorinha sozinha não faz verão”, ou seja, preci- samos arregaçar as mangas e conti- nuar trabalhando. Já passamos por outros momentos até mais difíceis do que o atual, mas todos se lembram de que com esforço e trabalho conjunto, vencemos. Com otimismo vamos se- guir em frente com a cabeça erguida, com determinação e fé em Deus. Jun- tos, continuaremos muito mais fortes!
(*) Presidente do Conselho
de Administração do DIJ