Foi realizada neste mês de setembro uma importante reunião no Centro Cultural de Mocambinho, onde contou com a presença de mais de 700 produtores familiares do Perímetro de Irrigação Jaíba.
Várias lideranças participaram de reunião, entre elas, Bernardino Gervásio Araújo Gerente Executivo do DIJ – Distrito de Irrigação de Jaíba, José Aparecido-Nezinho Presidente do Conselho de Administração do DIJ, Luiz Afonso Presidente da Ruralminas e coordenador do Projeto Jaíba, Rodolfo Machado coordenador do Programa de Eficiência Energética da CEMIG, Djalma Seixas do Grupo Ideal Trading, empresa responsável pela instalação dos aparelhos nos lotes agrícolas, Frederico Stark coordenador do Projeto pela CEMIG, Ívna Araújo assistente do Projeto pela CEMIG, kléber Moreira Empreendedor Público representante da Seapa, Ivan Alves gerente da Emater local, Joaquim Araújo Presidente da Centraljai, Aldemar Ramos Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaíba, além da participação de produtores familiares das comunidades do Perímetro.
Segundo Luiz Afonso, o objetivo geral da reunião foi fazer a abertura do Programa de Eficiência Energética que serão investidos 15 milhões no Perímetro. Dará início a implantação da substituição dos equipamentos de irrigação antigos para os novos aparelhos, onde vai gerar uma economia de 72% de energia e 50 a 55% de água, devido a eficiência energética dos equipamentos e da utilização do relógio noturno, em que os produtores poderão irrigar a noite.
“Estamos fazendo aqui a abertura oficial do Programa de Eficiência Energética que busca a cooperação dos produtores no sentido de cuidar dos novos aparelhos que serão instalados em seus lotes. Cada produtor é fiscal do lote e dos equipamentos que estão recebendo, além da fiscalização de representantes da ANEEL que irão fiscalizar as ações da CEMIG. Sabemos que esse era um antigo sonho dos produtores do Jaíba e agora é realidade”, salienta o Presidente da Ruralminas.
Serão investidos 15 milhões de reais no Programa de Eficiência Energética com a troca de equipamentos antigos por modernos e eficientes. Em 2009, o Projeto Piloto de Eficiência Energética atendeu a 89 produtores e agora serão beneficiados inicialmente 54 produtores chegando a atender os 1.044 produtores das áreas F, D, B e A. A meta é não deixar nenhum produtor de fora do Programa.
A CEMIG irá fazer várias palestras para os beneficiários que foram contemplados com o Programa de Eficiência Energética que conta com o apoio do Governo de Minas.
“Pedimos a colaboração com a equipe técnica que vai visitar cada lote. O produtor receberá um pacote tecnológico com equipamento e o relógio noturno, além do treinamento para trabalhar com o equipamento. A intenção é trabalhar com a sustentabilidade do meio ambiente. Quanto menos água e energia que o produtor usar, mais sustentabilidade o meio ambiente terá”, ressalta Luiz Afonso.
O gerente executivo do DIJ salienta a importância dos novos equipamentos na vida do produtor familiar do Perímetro.
“Este é um antigo sonho nosso e dos nossos produtores que agora vira realidade. Sabemos que a Eficiência Energética vai beneficiar a todos uma vez que o produtor poderá produzir mais e gastar menos. Através dos novos equipamentos a economia do Perímetro ai melhorar gerando mais qualidade de vida aos produtores e familiares e atendendo ao mercado consumidor com mais produtos”, salienta Bernardino Gervásio.
Visitas
A equipe da CEMIG visitou junto ao Presidente da Ruralminas e o Gerente Executivo do DIJ, o lote do produtor Vandes Veríssimo que foi contemplado com os equipamentos de Eficiência Energética no Projeto Piloto no ano passado.
Vandes fala da sua satisfação:
“Após a instalação do relógio noturno aqui no meu lote, tudo mudou. A economia com água e energia é muito boa. Agora posso irrigar a noite, sobrando tempo durante o dia para cuidar da minha roça e comercializar os meus produtos, além de ser muito melhor irrigar a noite com tudo programado pelo aparelho”.
Após a visita ao lote do produtor, a equipe visitou as novas instalações do Sistema Digital de Informação da Estação de Bombeamento 1, que é um dos mais modernos da América Latina.
O engenheiro mecânico do DIJ, Marcos Medrado apresentou aos visitantes os modernos equipamentos de monitoração e a eficiência e rapidez de informações com imagens em tempo real sobre todo o comando das Estações de Bombeamento do Perímetro de Irrigação Jaíba.