Distrito de Irrigação de Jaíba

A Federação de Apoio às Organizações de Produtores dos Perímetros Públicos de Irrigação da CODEVASF, designada pela sigla FAPIC, fundada em 23 de novembro de 2010 é uma organização sem fins econômicos, que terá duração por tempo indeterminado, com sede em Brasília-DF. Segundo o Estatuto, a FAPIC tem por objetivo congregar as organizações de produtores responsáveis pela gestão da infra-estrutura de irrigação de uso comum dos Perímetros Públicos de Irrigação, aqui denominadas associadas, apoiando ações que visem à solução de problemas das entidades associadas.
Para a consecução de seu objetivo, a FAPIC desenvolverá atividades, tais como:
I – Realização de reuniões periódicas com representantes das associadas e/ou com a CODEVASF e Instituições, na busca de soluções para os problemas das mesmas;
II – Representação das associadas, junto a entidades governamentais e não governamentais quando da discussão, elaboração e implantação de planos e projetos de interesse dos seus sócios;
III – Atuação no sentido de coibir eventuais ingerências político-partidárias nos Perímetros;
IV – Realização de eventos para discussão de temas ligados ao desenvolvimento da agricultura irrigada como gestão da: comercialização, pesquisa e desenvolvimento, meio ambiente, capacitação técnico-administrativa, crédito, assistência técnica e ação social, bem como formação de entidades específicas que assumam a responsabilidade da gestão de cada tema;
V – Implementação de ações direcionadas à atualização e cumprimento das Leis de Irrigação e Recursos Hídricos;
VI – Integração entre as associadas.
VII – Intermediação de ações junto às instituições financeiras, em busca de soluções para as pendências de crédito dos irrigantes;
VIII – Identificação e busca de oportunidades de negócios e projetos de interesse dos Perímetros;
IX – Proposição e busca de soluções de comunicação/informação para os Perímetros;
X – Composição e atualização de banco de dados contendo empresas e consultores na área de administração, operação, manutenção e apoio à produção;
XI – Apoiar e discutir modelo específico, de assistência técnica e extensão rural para pequenos produtores dos perímetros públicos de irrigação e a suas organizações.
XII – Apoiar o desenvolvimento do Agronegócio para uma atuação mais estratégica e sustentável da economia dos perímetros públicos de irrigação nos mercados nacional e internacional.
XIII – Apoiar as atividades de administração, operação e manutenção dos perímetros de irrigação buscando o apoio da CODEVASF e outras Instituições co-gestoras.

Eleição em Brasília

Em reunião realizada no mês de novembro em Brasília-DF, José Aparecido Soares Nascimento (Dezim) – Presidente do Conselho de Administração do DIJ – Distrito de Irrigação de Jaíba, foi eleito a Presidente da FAPIC que foi fundada com representantes de 11 Distritos de Irrigação dos Perímetros da CODEVASF, contando com o apoio dessa importante Instituição que tem o objetivo do desenvolvimento do Vale do São Francisco.
O novo presidente salienta que a FAPIC foi fundada através da união dos Perímetros para buscar soluções para problemas comuns enfrentados pelos Distritos. José Aparecido a partir de agora, fala em nome de 11 mil produtores rurais de 11 Perímetros de Irrigação, com potencial para 16 Distritos.
O Presidente tem a missão de visitar todos os Perímetros, ver as prioridades de maior necessidade para levar as demandas aos órgãos de competência que possam resolver as solicitações de todos os Perímetros Irrigados.
O mandato será de dois (02) anos, podendo haver reeleição, ficando até quatro anos na presidência da FAPIC.
“O nosso objetivo é de ver funcionar os Perímetros Irrigados na melhores condições. Eu como presidente da FAPIC, vou buscar as melhorias e ver o que os perímetros necessitam também em comum. Hoje a irrigação é a prioridade para a cesta básica, não só em nível de Brasil, como em nível de exportação”, ressalta satisfeito o Presidente da FAPIC, Dezim.
Entre tantos outros Perímetros, Dezim foi aclamado como Presidente do Conselho de Administração. Fazem parte do Conselho de Administração produtores dos perímetros de Formoso, Estreito e Curaçá. Como membros do Conselho Fiscal, a FAPIC ficou representada pelos perímetros ao entorno de Petrolina e Juazeiro com 03 produtores escolhidos e 01 suplente.
Dezim ressalta também que o Estatuto já foi aprovado e a Ata de eleição e posse dos conselheiros deverá ser registrada dentro de poucos dias.
O gerente executivo do DIJ – Distrito de Irrigação de Jaíba, Bernardino Gervásio Araújo, salienta que para o DIJ, o município de Jaíba e a região do Norte de Minas, é uma honra poder ter um representante da Administração do DIJ, como o primeiro Presidente da FAPIC.
“Não mediremos esforços para contribuir com o trabalho do Presidente da FAPIC, como também de todos os seus membros, uma vez que devemos trabalhar em consonância com as Associadas, pois temos os mesmos objetivos: operar, administrar e manter a infra-estrutura de uso comum dos perímetros, levando água de qualidade aos produtores, melhorando a qualidade de vida dos associados e mudando a realidade de uma região produzindo e gerando emprego e renda. “A agricultura irrigada é o nosso marco”, deve ser valorizada pela opinião pública e dada a devida importância como atividade que garante a sustentabilidade alimentar e gera divisas importantes para o nosso Brasil”, finaliza Bernardino.