Em momento histórico, no dia 24 de abril de 2016, o Conselho de Administração do DIJ – Distrito de Irrigação de Jaíba, através de seu Presidente João Aparecido de Souza, realizou junto à Gerencia Executiva do DIJ e aos Produtores Associados, a Assembleia Geral Extraordinária, no Centro Cultural de Mocambinho, e deliberaram sobre a ordem do dia: Reforma do Estatuto Social do Distrito de Irrigação de Jaíba.
Participaram da Assembleia os irrigantes que atenderam às regras do Estatuto vigente e Resolução 002/2016 de 18 de fevereiro de 2016 do Conselho de Administração.
Joelson Dias, Contador do DIJ, fez a leitura de todos os Artigos que sofreriam alteração no Estatuto do DIJ. Os Associados acompanharam a leitura em Informativo entregue em mãos para todos os Produtores Associados presentes. Após a leitura, por unanimidade, a Reforma do Estatuto foi aprovada. Assim, não houve nenhuma manifestação contra, por parte dos Associados sobre o assunto em pauta.
O Gerente Executivo, Marcos Medrado, que trabalha no DIJ há 28 anos, desde a criação do Distrito, diz se muito satisfeito com a conquista da Reforma do Estatuto: “É importante registrar que Alguns artigos apenas sofreram correções de português e correções técnicas adequando a ortografia; Outros foram excluídos porque não correspondem mais à realidade do DIJ, ou porque perderam a aplicabilidade em decorrência da lei; Alguns foram alterados para atender as determinações do Código Civil, ou para facilitar a vida dos associados.”
João Aparecido de Souza, Presidente do Conselho de Administração do DIJ, deixou as suas palavras de satisfação pela conquista da aprovação da Reforma do Estatuto: “Temos orgulho de fazer parte de uma Associação que começou a escrever a sua história há 28 anos com os primeiros produtores assentados aqui no Projeto Jaíba. Sabemos quão difícil é a nossa luta, mas a luta não pode parar, por isso, neste momento histórico da nossa Associação, estamos muito felizes pela aprovação das mudanças necessárias no Estatuto que foi criado há 28 anos e entendemos que realmente era preciso atualizá-lo e adequá-lo para nossa realidade”.
Uma das reivindicações marcante por parte dos Produtores Associados era que a Assembleia Geral Ordinária ser realizada em apenas um dia, em três convocações, com a Reforma do Estatuto, esta conquista foi alcançada.
“Nós devemos manter as nossas obrigações de Associados em dias e não tenho dúvidas que nós produtores estamos no caminho certo, temos que ter dignidade para buscar benefícios e recursos e assim, transferir aos nossos Associados, e tenho certeza que este Conselho de Administração não abre mão do compromisso assumido em nome do trabalho, da confiança, da justiça, da verdade e da honestidade. Só seremos fortes, se estivemos juntos”, satisfeito finaliza o Presidente do Conselho de Administração do DIJ – João Aparecido de Souza.