Distrito de Irrigação de Jaíba

O município de Matias Cardoso esteve em festa no mês de dezembro e desta vez, o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia esteve presente.
Autoridades, entre prefeitos, deputados estaduais e federais, jornalistas, empresários, professores, artistas e representantes do judiciário receberam no dia 08 de dezembro, em Matias Cardoso, as medalhas Maria da Cruz e Matias Cardoso.
As homenagens foram destinadas as pessoas que contribuíram para o Movimento Catrumano, que teve início em 2005 e reconhece o Norte de Minas, em especial a cidade de Matias Cardoso, como primeiro povoado do Estado de Minas Gerais. Matias Cardoso é o município que conta com a primeira igreja de Minas Gerais, o que faz também a história do patrimônio cultural do município.
O Município de Matias Cardoso participa do Projeto Jaíba com 8.042 hectares, o equivalente a cerca da metade da Etapa I do Perímetro Irrigado que fica localizada em Matias Cardoso. Esse município é hoje o maior exportador de manga e limão do Estado de Minas Gerais.
Vários foram os homenageados, entre eles, a Deputada Estadual e Secretária de Estado, Helbe Brandão, o presidente da RURALMINAS, Celso Cota e o Superintendente da CODEVASF, Anderson Vasconcelos Chaves, o produtor rural da C2, Dalton Londe, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso que também foi homenageado.
Durante a solenidade, o vice-governador de Minas, Anastasia, também recebeu das mãos do prefeito João Clodovaldo, o título de Cidadão Honorário do município. Ainda durante o evento houve apresentação dos grupos Quilombo da Lapinha e Dança de São Gonçalo.
O vice-governador ressaltou sobre a importância de preservar a história da região.
“Em 2010, quero transferir a sede do governo de Minas para Matias Cardoso, no dia 08 de dezembro. Com isso, vamos olhar ainda mais para o Norte”, salienta Anastasia.
O vice-governador destaca ainda as ações do Governador de Minas, Aécio Neves na região:
“Sei que nunca se fez tanto pelo Norte de Minas como agora. Asfalto, escolas, creches, hospitais, entre outras obras e ações. Pela primeira vez estamos investindo mais no Norte do que no restante do Estado. Isto porque acreditamos que aqui está o futuro. Basta olhar para o Projeto Jaíba e para as riquezas do São Francisco para não ter dúvida disso, conclui Anastasia.
Segundo o prefeito de Matias Cardoso o momento foi único e importante para o município e região.
“A presença do vice-governador de Minas em Matias, foi um ganho muito grande para o município. No contexto de Minas Gerais, Matias faz parte de uma região que era esquecida e hoje vemos que os olhares estão mudando e nosso município está em destaque no Estado. Transformar o município no dia 08 de dezembro, simbolicamente na Capital do Estado, foi um momento único para nós, além das importantes homenagens a pessoas que destacaram e destacam em Minas Gerais. Esse foi um reconhecimento da importância do contexto das Minas”, ressalta o prefeito de Matias, João Clodovaldo.
O gerente executivo do DIJ-Distrito de Irrigação de Jaíba, Bernardino Gervásio Araújo, parabeniza o prefeito João Clodovaldo pela importante solenidade, uma vez que Matias Cardoso com certeza se destaca no cenário cultural brasileiro.
“Preservar o patrimônio histórico dos municípios é de grande relevância para o desenvolvimento sócio-cultural e Matias Cardoso tem suas belezas históricas e culturais. Nada mais justo que valorizar nossa região e as riquezas que cada município tem a oferecer”, satisfeito, finaliza Bernardino.