Distrito de Irrigação de Jaíba

Foi realizada em Mocambinho, no Perímetro de Irrigação Jaíba, no dia 08 de junho de 2010, reunião do Território da Cidadania da Serra Geral.
Dentre os presentes, estavam Marcos Medrado, representante do DIJ – Distrito de Irrigação de Jaíba, o secretário de Agricultura de Jaíba e presidente do CMDRS de Jaíba, Lindomar Ferreira, o gerente da Emater-MG, do Projeto Jaíba, Ivan Alves de Souza, Walter Rodrigues Araújo, Secretário da Fazenda da Prefeitura de Jaíba, Edílson Moreira, Secretário de Saúde de Jaíba, Joaquim Araújo, presidente da Centraljai, José Antonio Mendes Costa – Toninho Pequi, Coordenador de Pólo do Biodiesel, Alberto Magnum Fonseca Cardoso – Coordenador do Território, coordenador do Território da Cidadania da Serra Geral, Fabrícia Evangelista Alves Articuladora do Território, Dezinha Emater – Maria Adelci de Souza, representante do Território, Projeto Jaíba – Diretivo Técnico, Aldemar Ramos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaíba, Carolino Lopes Guerra, coordenador geral do Sindicato da Agricultura Familiar de Jaíba e Matias Cardoso e vários representantes da Agricultura Familiar do Perímetro de Irrigação Jaíba.
Segundo Alcenir Marcelino Rodrigues, extensionista da Unidade Projeto Jaíba – Emater-MG, o evento teve também como apoio para a realização, toda a equipe técnica da Emater-MG Projeto Jaíba e Prefeitura Municipal de Jaíba.
Foram discutidos temas como Plano Territorial, liberação de recursos dos Governos Federal e Estadual.
O objetivo da reunião foi fazer o levantamento das demandas das comunidades atrav&eactute;s dos representantes de Associações e lideranças de bairros e comunidades da área sequeira e do Projeto Jaíba.
O Secretário de Agricultura Lindomar Ferreira ressaltou sobre o PDRS – Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável que visa a participação da população através de seus depoimentos e informações sobre as necessidades.
Através das demandas levantadas, que é feito o Plano de Desenvolvimento, o que percebe-se a grande importância dos representantes levantarem suas reivindicações e pedidos.
“Mais uma vez, obtemos sucesso, devido a grande união das instituições: DIJ, Emater-MG, Ruralminas, Epamig, Centraljai e Prefeitura Municipal de Jaíba”..
O Território é usado na perspectiva de desenvolvimento e &eactute; considerado como variável nas políticas de intervenção sobre o espaço e populações que buscam mudanças no marco das relações.
23 Ministérios apóiam o Território da Cidadania que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e viabilizar programas básicos de cidadania para reduzir as desigualdades sociais e regionais por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Fazem parte do Território da Serra Geral, 16 municípios, e Jaíba é um deles.
Lindomar salienta que através das demandas levantadas estarão sendo elaborados projetos de acordo as reais necessidades das comunidades que foram muito bem representadas entres presidentes de associações e lideranças, totalizando a participação de 109 pessoas.
Os projetos serão encaminhados através do Território da Serra Geral, para os Governos Federal, Estadual e Municipal, com o intuito de atender aos pedidos e reivindicações dos produtores, representantes de associações e de órgãos públicos e privados presentes no encontro.